fq

Tipos de reacções quimicas:

-Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reacção química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

-Características

Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação. Essas leis de conservação se manifestam macroscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton. De fato, essas leis, no modelo atômico de Dalton, se justificariam pelas leis de conservação acima explicitadas e pelo fato de os átomos apresentarem valências bem definidas. Ao conjunto das características e relações quantitativas dos números de espécies químicas presentes numa reação dá-se o nome de estequiometria.
Deve-se salientar que uma ligação química ocorre devido a interações entre as nuvens eletrônicas dos átomos, e que então reação química apenas envolve mudanças nas eletrosferas. No caso de ocorrer mudanças nos núcleos atômicos teremos uma reação nuclear. Ao passo que nas reações químicas a quantidade e os tipos de átomos sejam os mesmos nos reagentes e produtos, na reação nuclear, as partículas subatômicas são liberadas, o que causa redução de sua massa, sendo este um fato relacionado à existência de elementos isóbaros, isótonos e isótopos entre si.
Um exemplo de uma reação química é (ambos os regentes em solução aquosa):
Nesta reação química, ao passo que o NaNO3 permanece em solução, formou-se uma ligação entre a prata (Ag) e o cloro (Cl) o que resultou em um produto sólido de cloreto de prata (AgCl), pode-se então dizer que houve uma reação química.

Trabalho realizado por:Ines Fernandes 7ºB Nº5


TIPOS DE REAÇÕES QUIMICAS


botaolaran[1].gifREAÇÕES DE SÍNTESE

Estas reações são também conhecidas comoreações de composição ou de adição. Neste tipo de reação um único composto éobtido a partir de dois compostos.

r_adicao.gif


botaolaran[1].gifREAÇÕES DE COMPOSIÇÃO

Como o próprio nome diz, este tipo de reação é o inverso daanterior (composição), ou seja, ocorrem quando a partir de um único compostosão obtidos outros compostos. Estas reações também são conhecidas como reaçõesde análise.

r_decomposicao.gif


botaolaran[1].gifREAÇÕES DE SIMPLES TROCA

Estas reações ocorrem quando uma substância simples reage comuma substância composta para formar outra substância simples e outra composta.Estas reações são também conhecidas como reações de deslocamento ou reações desubstituição.

r_simples.gif

botaolaran[1].gifREAÇÕES DE DUPLA TROCA

Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvemfazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas.

r_dupla.gif


Uma reação química é um processo que sempre leva a uma modificação da interconexão de substancias químicas. As substancias envolvidas no inicio da reação são chamadas de reagentes. As substancias obtidas após a reações são os produtos. As reações químicas são normalmente caracterizadas por uma modificação química e fornecem um ou mais produtos diferentes dos reagentes. Classicamente, as reações químicas envolvam mudanças no tocante do movimento dos eléctrons, a formação ou a quebra das ligações químicas, apesar que o conceito geral de uma reação química, em particular a noção de equação química, seja também aplicável também ás transformações elementares das partículas e as reações nucleares. Diversas reações químicas são juntadas na síntese química para obter o produto procurado. Em bioquímica, séries de reações químicas catalisadas por enzimas constituem os caminhos metabólicos, pelos quais sínteses e decomposições normalmente impossíveis são realizadas numa célula.


Trabalho realizado por:

Jorge Barros nº12 7ºB

Miguel Duarte Nº16 7ºB


= Tipos de reações Quimicas
=
quimica.jpg

O que é uma reação quimica?
Uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se convertem em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circuntâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Algumas reações são acompanhadas de indicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz).

Quais são os tipos importantes de reações quimicas?
  • Reação de Síntese ou Combinação Diretaé a reação onde duas ou mais substâncias se combinam diretamente para formar um novo composto químico. Fórmula Geral: A + B ---> AB Exemplo: Fe + S ---> FeS i.e., Ferro + Enxofre ---> Sulfeto de Ferro
  • Reação de Decomposiçãoé a reação onde um composto químico se quebra (decompõe) em duas ou mais substâncias. Se a decomposição requer uma fonte de calor, a mesma é chamada decomposição térmica. Fórmula Geral: AB ---> A + B Exemplo: ZnCO3 ---> ZnO + CO2i.e., Carbonato de Zinco (+ Calor) ---> Óxido de Zinco + Dióxido de Carbono
  • Reação de Simples Trocaé a reação onde um elemento substitui outro em um composto químico para produzir um novo composto e o elemento deslocado. Fórmula Geral: A + BC ---> AC + B Exemplo: Fe + CuSO4 ---> FeSO4+ Cu i.e., Ferro + Sulfato de Cobre ---> Sulfato de Ferro + Cobre
  • Reação de Dupla Troca é a reação onde dois compostos químicos trocam seus radicais para formar dois novos compostos. Fórmula Geral: AB + CD ---> AD + CB Exemplo: KCl + AgNO3 ---> KNO3 + AgCl i.e., Cloreto de Potássio + Nitrato de Prata ---> Nitrato de Potássio + Cloreto de Prata

Trabalho realizado por: Miguel Machado Nº17 7ºB




Tipos de Reacções Químicas

Definição de Reacção química

A Reacção química é uma transformação química que ocorre quando uma ou mais substâncias se combinam (reagentes) originando novas substâncias (produtos de reacção). Ao contrário das transformações físicas, há obrigatoriamente um aparecimento de novas substâncias.Resumidamente, pode afirmar-se que uma reacção química é uma transformação da matéria, pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
Classificação das Reacções Químicas

Existem várias formas de classificar as reacções químicas. Tradicionalmente, as reacções químicas podem ser classificadas de acordo com o número de reagentes e produtos em cada lado da equação química que representa a reacção:
  • Reacções de síntese, composição ou adição (A + B = AB);
  • Reacções de análise ou decomposição (AB = A + B);
  • Reacções de simples troca ou deslocamento (AB + C = AC + B);
  • Reacções de dupla troca (AB + CD = AD + CB).

Tipos de Reacções Químicas

Existem vários tipos de reacções químicas, como por exemplo:
  • Reacção Química por Termólise;
  • Reacção Química por Electrólise;
  • Reacção Química por Fotólise;
  • Reacção Química por Acção mecânica (Fricção);
  • Reacção Química por Junção de Substâncias.

Reacção Química por Termólise

A termólise ou decomposição térmica é uma reacção química de análise, onde uma substância química se decompõe em pelo menos duas substâncias químicas por acção do calor. A reacção é usualmente endotérmica, pois é necessário aquecimento para romper as ligações químicas do composto durante a decomposição.
Exemplos:

-» Termólise do carbonato de cálcio por acção do calor.
O carboneto de cálcio decompõe-se em óxido de cálcio e dióxido de carbono a partir de uma temperatura de aproximadamente 840 °C.
Equação química da termólise do carboneto de cálcio: CaCO3 CaO + CO2

-» Termólise do magnésio.
Equação química da termólise do magnésio: Mg +2 H2O Mg(OH)2 + H2.

Termólise_do_Magnésio.jpg

Reacção Química por Electrólise

A electrólise é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da electricidade, ou seja, primeiro procede-se à decomposição (ionização ou dissociação) do composto em iões e, posteriormente, com a passagem de uma corrente contínua através destes iões, são obtidos os elementos químicos. Em muitos casos, dependendo da substância a ser electrolisada e do meio em que ela ocorre, além de formar elementos, ocorre também a formação de novos compostos.

Exemplos:
-»A electrólise da água
A água decompõe-se água em oxigénio e hidrogénio por efeito da passagem de uma corrente eléctrica pela água.
Equação química da electrólise da água: H2O O2 + H2

-» A electrólise do cloreto de sódio. «
Os produtos da electrólise do sal comum quando fundido são os elementos sódio e cloro.
Equação química da electrólise do sal: 2 NaCl 2 Na+ + 2 Cl-.

Electrólise_do_sal.jpg

mostra_imagem.jpg


Reacção Química por Fotólise

A fotólise é a dissociação de moléculas orgânicas complexas por efeitos da radiação electromagnética.

Exemplos:

-» Fotólise da água:
Na fotossíntese, um dos processos mais importantes é a fotólise da água associada à clorofila. Neste processo a energia luminosa é utilizada para separar os átomos que compõem a molécula de água, libertando também electrões que são depois usados para repor os perdidos pela clorofila na sua excitação. A molécula de oxigénio (O2) resultante é libertada para a atmosfera, como resíduo da reacção química.

Equação química da fotólise da água: 2H2O 4H+ + 4e- + O2

Fotólise_Fotossintese.jpg


fotossintese6.jpg
Reacção Química por Acção mecânica (Fricção)

Existem algumas substâncias que se transformam por acção mecânica, ou seja, quando há um choque ou uma fricção entre elas. O que acontece é que a energia libertada nesse instante, logo é suficiente para desencadear uma reacção química.

Exemplos:
- Acender um fósforo ou um isqueiro;
- Explosão de dinamite;
- Abertura de um “airbag”.

acender_fosforo.jpg Abertura_de_um_airbag.jpg Fosforo.jpg

Reacção Química por Junção de Substâncias

Como o próprio nome indica a reacção química por junção de substâncias é a transformação que se dá quando se juntam substâncias. No laboratório é frequente acontecerem reacções químicas deste tipo.

Exemplos:
-»Quando se adiciona uma solução de sulfato de cobre numa solução aquosa de hidróxido de sódio, formando-se um precipitado azul;

-»Quando se colocam pregos de ferro dentro de uma solução aquosa de sulfato de cobre, ao fim de algum tempo verifica-se que a solução mudou de cor, para verde, formando-se um depósito acastanhado no fundo do recipiente;
-»Quando se junta iodeto de potássio e nitrato de chumbo, forma-se uma substância de cor amarela que se chama iodeto de chumbo, formando-se ainda o nitrato de potássio.

junção_do_sulfato_de_cobre_(II)_com_o_.jpg junção_de_pregos_e_o_.jpg



Figura2.png




Trabalho realizado por:Inês Elisiário, Nº 6Mariana Ribeiro, Nº 14Mariana Santos, Nº 157ºB


Tipos de reacções quimicas:

Reações Químicas
São todas as transformações químicas que ocorrem nas substâncias. São as transformações que ocorrem de substânciasdiferentes.
As reações químicas são representadas graficamente pelas
equações químicas.

1. Reação de Análise (decomposição)
Reação em que uma substância composta se divide em duas ou
mais substâncias.

XYà X + Y

2Cu(NO3)2à 2CuO + HNO2 + O2 ^
Dependendo do agente causador a reação de análise pode ser
denominada fotólise, pirólise, eletrólise, etc.

Exemplos:
Pirólise (calor)

CaCO(calor)à CaO + CO2

Fotólise (luz)
2H2O(luz)à 2H2O + O2

Eletrólise (corrente elétrica)

H2Oà H2 + ½O2
r_decomposicao.gif



2. Reação de Síntese (adição)

Quando duas ou mais substâncias se combinasm formando uma

única substância.



X + YàXY



Exemplos:

SO3 + H2Oà H2SO3

(síntese parcial)



H2 + Cl2à 2HCl

(síntese total)

r_adicao.gif


Trabalho realizado por:
- Tiago Barros nº20 7º B






Reacções Químicas

Uma reação química é um processo que sempre leva a uma modificação da interconexão de substancias químicas. As substancias envolvidas no inicio da reação são chamadas de reagentes. As substancias obtidas após a reações são os produtos. As reações químicas são normalmente caracterizadas por uma modificação química e fornecem um ou mais produtos diferentes dos reagentes. Classicamente, as reações químicas envolvam mudanças no tocante do movimento dos eléctrons, a formação ou a quebra das ligações químicas, apesar que o conceito geral de uma reação química, em particular a noção de equação química, seja também aplicável também ás transformações elementares das partículas e as reações nucleares. Diversas reações químicas são juntadas na síntese química para obter o produto procurado. Em bioquímica, séries de reações químicas catalisadas por enzimas constituem os caminhos metabólicos, pelos quais sínteses e decomposições normalmente impossíveis são realizadas numa célula.

Tipos de reações
A grande variedade das reações químicas e as maneiras de interpretar os resultados que muitas vezes se sobrepoêm levam a diversas classificações. Eis aqui exemplos de termos muito usados para descrever tipos comuns de reações:
- Isomerização: há um rearranjo da ordem estrutural sem nenhuma mudança na sua composição
- Combinação direta ou síntese: dois ou mais elementos químicos ou compostos se unem para formar um produto mais complexo:
N2 + 3 H2 -> 2 NH3
-Decomposição química ou análise: um composto é cortado em compostos menores ou elementos:


2 H2O -> 2 H2 + O2

- Simples deslocamento ou substituição: um elemento é deslocado de um composto pelo elemento mais reativo:

2 Na(s) + 2 HCl(aq) -> 2 NaCl(aq) + H2(g)

- Metátese ou dupla troca: os dois compostos trocam íons ou ligações para formar novos compostos:

NaCl(aq) + AgNO3(aq) -> NaNO3(aq) + AgCl(s)

- Reações ácido-base . Elas podem ter diferentes definições segundo o conceito de acido base utilizado. As mais comuns são:
- Definição de Arrhenius: Os ácidos se dissociam na água produzindo íons H3O+; as bases se dissociam na água produzindo íons OH-.
- Definição de Brønsted-Lowry : Os ácidos são doadores de prótons; as bases são receptoras de próton (incluso na definição de Armênios)
- Definição de Lewis: Os ácidos são receptores de pares de eléctrons ; as bases são doadoras de pares de eléctrons. (incluso na definição Brønsted-Lowry)
- Reação redox: há uma modificação do número de oxidação dos átomos. Estas reações podem ser muitas vezes interpretadas como transferências de elétrons entre diversos lugares na molécula ou diversas espécies moleculares. Um exemplo típico de reação redox é

2 S2O32-(aq) + I2(aq)-> S4O62-(aq) + 2 I-(aq)

na qual I2 é reduzido em I- e S2O32- (anion tiosulfato) é oxidado em S4O62-.

-A combustão é um tipo de reação redox onde qualquer substancia combustível se combina com um elemento oxidante, em geral oxigênio, para produzir calor e formar produtos oxidados. O termo combustão é normalmente usado só para a oxidação em grande escala de moléculas inteiras. Uma oxidação controlada de um só grupo funcional não é uma combustão:

C10H8+ 12 O2 -> 10 CO2 + 4 H2O
CH2S + 6 F2 -> CF4 + 2HF + SF6

-Reações orgânicas: é um grande leque de reações envolvendo os compostos que têm o carbono como elemento principal na sua estrutura molecular. As reações nas quais um composto orgânico pode participar são definidas em grande parte por seus grupos funcionais. As reações podem também ser classificadas em função do mecanismo, alguns exemplos típicos:

  • Reações de íons: por exemplo, dismutação do hipoclorito ;
  • Reações com um íon reativo intermediário: por exemplo, reações de enolatos;
  • Reações radicalares, por exemplo, combustões às altas temperaturas.



Mauro Lança 7ºB Nº22








Reações Quimicas



Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc... As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas, em toda a parte e a todo momento. Oxidação e redução são exemplos destes tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia.
Equação Química A equação química é a forma de se descrever uma reação química. Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nestas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito. Não é criada e nem destruída matéria em uma reação, os átomos somente são reorganizados de forma diferente, por isso, uma equação química deve ser balanceada: o número de átomos na esquerda precisa ser igual o número de átomos da direita.Exemplo de uma
Equação Química não equlibrada:
H2 + Cl2 = HCl

Exemplo de uma Equação Química equlibrada:
H2 + Cl2 = 2HCl

Oxidação e Redução Oxidação e redução são exemplos destes tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia. A oxidação pode ocorrer em três circunstâncias:
quando se adiciona oxigênio a substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétroins.
Quando o magnésio queima no ar, o metal se transforma em cinza à medida que vai ganhando oxigênio e se torna oxidado. Essa cinza é o óxido de magnésio. A redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons. Quando o Óxido de Cobre (negro) é colocado em aparelhagem apropriada (câmara) para redução do Óxido de Cobre, o Gás Hidrogênio entra em contato com o Óxido de Cobre super aquecido e como resultado ele perde oxigênio e vai aos poucos tornando-se rosa, pois, está sendo reduzido a Cobre. Reação Redox Sabe-se que oxidação e redução ocorrem juntas na mesma reação química. Esse fenômeno recebe o nome de reação redox (ou de oxirredução). Algumas dessas reações são muito úteis para a indústria. O ferro, por exemplo, é extraido pela combinação do minério de ferro com o monóxido de carbono, num alto-forno. Nessa reação, o minério perde oxigênio para formar o ferro e o CO recebe oxigênio para formar o CO2. A ferrugem é um dos resultados de uma reação redox, na qual o ferro se oxida e forma o óxido de ferro (ferrugem), e o oxigênio do ar é reduzido.

image011.jpgb6cd64e2d0c10072db2463c7ae1ad54e.jpgesQUEMA1.jpg
Trabalho Realizado por: Miguel Rocha nº18